quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Newgrange e Hill of Tara

         
 
 
          Newgrange (em irlandês: Sí an Bhrú) é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda. Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.
          Foi construída por volta de 3200 AC,  durante o período Neolítico, o que o faz mais antigo do que Stonehenge e as pirâmides do Egito.
          Newgrange parece ter sido usada principalmente como uma tumba. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. O sol parece ter sido um importante elemento nas crenças religiosas do Neolítico.
          O alinhamento solar em Newgrange é ainda muito preciso se comparado a outros fenômenos, tais como o que acontece nas Ilhas Órcades, perto da costa de Escócia.
          De acordo com a Mitologia irlandesa, Newgrange era um dos Sídhes (montes) onde Tuatha Dé Danann vivia. Foi construído pelo deus Dagda. De acordo com a lenda, o herói Cú Chulainn nasceu lá. Contudo, a maioria dos ciclos místicos associados com Newgrange datam da era Céltica da mitologia e da História da Irlanda.
          O acesso ao local é feito a partir do Condado de Meath, de onde partem os grupos em ônibus.
 
 
 
Do centro de Dublin, saem várias excursões, com preços variados. Nós compramos o pacote por 26 euros, que incluía Newgrande e Hill of  Tara. Fica bem perto de Dublin, uns 40 quilômetros ao norte.

 
Assim que se chega, entra-se no Centro de Visitantes, que se compõe de um museu, loja e lanchonete, tudo muito bem organizado.




 
Museu
 



 
Maquetes mostram, em diferentes eras, como era o vale.






 









 

 
O dia a dia dos povos primitivos da região
 



 


 
 
















 





 
 
Saindo do Museu, atravessa-se uma ponte sobre o Rio Boyne
 
 
 
 

Pega seu ticket
 

 
E nesse simpático ônibus, percorre uns seis quilômetros até Newgrange





 


 









 





 
Muitos carneirinhos



 






 
 




 


 


 
Fazenda Newgrange
 

 



 
Voltando ao Centro de Visitantes, um passeio pelo jardim
 


 
Deixa seu adesivo de grupo no painel
 
 
Hill of Tara
 
O Hill of Tara (em irlandês: Teamhair Na Rì, "Colina dos Reis"), fica localizado perto do rio Boyne, e é um complexo arqueológico que se estende entre Navan e Dunshaughlin, no Condado de Meath, Leinster. Contém vários monumentos antigos, e, segundo a tradição, foi a sede do Árd Rí na hÉireann, ou Alto Rei da Irlanda. A investigação conduzida no local pelo Programa Discovery, indica que Tara não foi uma verdadeira sede da realeza, mas um local sagrado associado com rituais indo-europeus da realeza.
 
 

 
Harry, nosso guia




 
 





 
 





 
Duma na nGial - Monte dos Reféns
 
Este estranho nome é a tradução literal do irlandês Duma na nGiall e é explicado pelo fato de que, de acordo com o costume celta, reinos em aliança mantinham reféns um do outro para assegurar a paz – um costume que sobrevive durante a Idade Média e que é facilmente compreendido se pensarmos que esses "reféns" são como os modernos cônsules e embaixadores. A estrutura, porém, é muito mais antiga: trata-se de um "túmulo de passagem" que remonta a 3.000 a.e.a. e que, como costuma acontecer nessas estruturas, tem sua entrada e sua câmera interna alinhada ao eixo leste-oeste. Em seu interior, os vestígios de cremações de séculos e séculos de uso como sepultura de entes queridos mais uma vez atesta a importância espiritual do local.


 









 
Lia Fail - Pedra do Destino

 
 
 
 

 

 
Harry com o cajado típico de contadores de história


 




Igreja de São Patrício
 

 
 

 




 


 



 




 
Árvore das fadas, onde se depositam desejos


 
 




 
 
 


 
Para saber mais, acesse
 
 
Finalizando, uma paradinha para um Fish and chips em Howth.
 
            Howth (Gaélico Irlandês: Beann Éadair) é uma área residencial do Condado de Fingal (antes, Condado de Dublin) na República da Irlanda.
            Era originalmente um aldeia de pescadores e forma atualmente um dos terminais norte da rede do sistema caminhos de ferro de alta velocidade suburbanos DART. No passado, Howth ficava frequentemente isolada no mar em consequência de tempestades e marés vivas.
             Junto à costa existe uma pequena ilha, Ireland's Eye. Atualmente é uma reserva natural, devido às aves que aí residem.
             É muito procurada por pescadores amadores.
 
 

 




 














 
E lá está a Fish and chips



 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário